Turismo em São Miguel Arcanjo

porFAM Laranjas

Turismo em São Miguel Arcanjo

O município de São Miguel Arcanjo vem cada vez mais se destacando como destinos turísticos do sudoeste paulista. Sua vasta potencialidade ao turismo possibilita a oferta de diferentes segmentos atrativos em ecoturismo, turismo rural e turismo histórico-cultural. Conheça alguns dos principais pontos turísticos da cidade:

Parque do Zizo
É uma área de preservação ambiental localizada no município de São Miguel Arcanjo, na região de Sorocaba, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. Situado na Serra de Paranapiacaba, em uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica mais bem preservada do Brasil, o Parque do Zizo é parte do entorno do Parque Estadual Carlos Botelho, que em conjunto abriga e protege várias espécies da fauna e da flora ameaçados de extinção.

Inaugurado em 1998, o Parque do Zizo é o resultado do investimento da indenização paga pelo Estado para a família do estudante Luiz Fogaça Balboni, o Zizo, morto em 1969 durante a ditadura militar. Preservar a natureza foi a maneira que familiares e amigos do Zizo encontraram para homenagiar sua história e seus ideais de liberdade.

O Parque do Zizo possue uma área de 400 hectares e está desenvolvendo projetos de Pesquisa Científica e Educação Ambiental, que inclui um programa de visitas monitoradas pelas trilhas que estão sendo implantadas, nos locais de acesso ao público.

Parque Estadual Carlos Botelho
São inúmeros os atrativos para o Ecoturismo como o Parque Estadual Carlos Botelho (patrimônio natural da humanidade da UNESCO devido à sua importância sócio ambiental,cultural e histórica), Parque do Zizo, Parque Taquaral e Parque da Onça Parda, todos com altos índices de preservação da fauna e flora. Além das diversas trilhas e cachoeiras encontradas em cenários deslumbrantes de mata atlântica, também são praticadas diversas modalidades esportivas como Trekking, Cascading, Bike, Jeep Off-Road, Arvorismo e Observação de Aves.

O Parque Estadual Carlos Botelho possui três trilhas que podem ser monitoradas, sendo as duas principais localizadas nas proximidades da sede, em São Miguel Arcanjo. Ao percorrê-las é importante que se faça silêncio, aumentando as chances de observar vários animais.

Trilha do Rio Taquaral
Implantada no início de 1985, a trilha tem uma extensão de 4 km, sendo a maioria dos seus visitantes formada por estudantes, que podem fazer o percurso seguindo as indicações das placas. Em seu percurso podem ser observados vários estágios de mata, começando pelos campos, passando pela mata secundária (em processo de regeneração após supressão) e chegando à mata nativa.
Durante a caminhada, vários animais podem ser observados, bem como a diversidade da flora, com suas árvores, bromélias, orquídeas. O início da trilha é no Posto de Fiscalização da Polícia Florestal e termina às margens do Rio Taquaral.

Trilha do Açude
É a trilha que está melhor estruturada para receber escolares e grupos, pois estar bem sinalizada. Por ser uma trilha interpretativa, recomenda-se a visitação com a supervisão de monitores durante o percurso. Caminhos tortuosos, riachos e muito verde dão formam o cenário onde se pode desvendar a riqueza da Mata Atlântica. Aqui, o visitante pode apreciar também trechos de mata em diversos estágios, conhecer um projeto de pesquisa com araucárias e se encantar com as pegadas deixadas por antas, gato-do-mato, cachorro vinagre e outros animais nas margens do açude.

Trilha da Figueira
Localizada no Núcleo Sete Barras, a Trilha da Figueira, com extensão de 2 km, leva a uma figueira centenária, que desponta majestosamente na paisagem. São necessários vários homens para abraçá-la, fechando a circunferência em torno do tronco. Para percorrer essa trilha é necessário agendamento prévio junto ao Núcleo São Miguel Arcanjo.

A Sede do Parque

O visitante pode conhecer ainda o Centro de Educação Ambiental, onde há o Museu de Zoologia e a sala de leitura, com muitas publicações sobre ecologia, animais e plantas. No Centro de Visitantes Marco Antônio dos Santos Costa, onde há um auditório para 40 pessoas, são exibidos vídeos ambientais.

EVENTOS
A cidade sedia alguns eventos que também atraem a atenção de turistas e moradores. O principal acontecimento anual de São Miguel Arcanjo é a Festa da Uva Itália, que em 2011 ocorreu de 10 a 13 de fevereiro. A festa tem como objetivo celebrar a safra da uva Itália, importante produto agrícola da região.

Acompanhe o calendário oficial de São Miguel Arcanjo para 2011

Sobre o Autor

FAM Laranjas editor

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Contato via WhatsApp